E.E.B. SILVA JARDIM

Menu

Links

Icq Status

Projetos

Projetos
Projetar é uma ação tipicamente humana. A intencionalidade das ações proporciona desenvolvimento e aprendizagem. Nossa escola, na defesa dos Projetos de Aprendizagem, busca a contextualização do ensino, envolvendo as diversas disciplinas em temáticas criativas para que ocorra aprendizagem. Os projetos são efetivados de duas formas: na classe, onde os professores, conhecendo a realidade de seus alunos promovem atividades significativas específicas; e na escola, compreendendo a intencionalidade da ação como envolvimento coletivo para o desenvolvimento da temática escolhida. Sob enfoque interdisciplinar, a escola objetiva a construção do conhecimento do sujeito histórico-social, que produz cultura e é capaz de transformar sua realidade social.

Projetos 2009
CODIFICANDO CARTAS COM LOGARITMOS

OBJETIVO:
Proporcionar aos alunos uma forma diferente e divertida de aprenderem logaritmos, mudando um pouco a forma tradicional de ensino, onde eles memorizam o processo de resolução. A proposta do projeto era fazer com que não somente praticassem a resolução como também entendessem a condição de existência e não soubessem somente resolver como montar um logaritmo.A idéia original era entregar uma “carta” a eles escrita com logaritmos, que eles deveriam resolver cada um individualmente, o resultado do logaritmo tinha uma letra correspondente, que no final montava uma frase inteira. Após a resolução da “carta”, cada grupo de alunos criou a sua mensagem codificada, onde poderiam usar o mesmo gabarito, porém não os mesmos logaritmos. Aproveitando a semana do meio ambiente, as frases a serem desenvolvidas forma sobre a preservação da natureza e afins.
Os alunos adoraram a atividade proposta e não apresentaram grandes dificuldades em realiza-las. Era também visível o interesse e a aprendizagem de todos pela maneira como eles se empenhavam na atividade.
Atividade desenvolvida com a 2ª série 1 do Ensino Médio, da escola, com o auxílio da professora Deise, na disciplina de Matemática.


Alguns dos Projetos Desenvolvidos no Ano de 2008

Gincana Cultural
Olimpíada de Geografia
Olimpíada de Língua Portuguesa
Olimpíada de Matemática
Femacri
Semana da Água
Feira Estudantil
Soletrando
Concurso Slogan Feira Estudantil
Concurso de Redação Proerd
Gincana Dia da Criança
Jogos Escolares e OLEMI
Parlamento Jovem
Concurso de Dança – Festa da Cebola
Gincana Cultural
____________________________________
DESTAQUE PARA PROJETOS JÁ DESENVOLVIDOS:
Destacamos abaixo, alguns projetos coletivos desenvolvidos nos últimos anos em nossa escola.

2001 – “Projeto Conheça Alfredo Wagner” desenvolvido pela classe aceleração
2002 – “Projeto Recreio Cultural” ; “Feira Multidisciplinar”.
2003 – “Projeto Rua do Lazer”; “O Mundo Mágico Leitura”; “Projeto Semana da Pátria”
2004 – “Proerd” –Programa de Erradicação das Drogas ; “Mostra Literária”; “Projeto Cidadania pelas Águas”.
2005 – “Semana das Mães”, “Projeto Aula de Leitura”.
2006 – “Semana do Meio Ambiente”; “Semana do Estudante”; “Semana das Crianças”; “Projeto Índios”; “Projeto da Páscoa”; “Projeto Semana do Trânsito”; “Mostra Literária”; “Mostra Histórico-Cultural” ; “Projeto Semana da Pátria”; “Semana do Meio Ambiente”; “Semana das Mães”, e Exposição Rio das Furnas – RPP Renato Rizzaro; “Projeto Então é Natal”.



PROJETOS DE 2007
• Projeto Convivência Escolar


Começamos o ano a todo vapor! Nossa escola, preocupada com a convivência e inclusão de novos alunos, professores e ainda, para muitos, uma nova escola, concretizou, na primeira semana do ano letivo, o projeto “Convivência Escolar” com concepção interdisciplinar, envolvendo todos os professores e turmas dos ensinos Fundamental e Médio, nos períodos matutinos, vespertino e noturno.


Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola



• Projeto Recreio monitorado

Realizado durante todo o ano letivo, o projeto “ Recreio Monitorado” visa o trabalho de monitoramento do recreio escolar, onde os professores supervisionam a interação dos alunos, tais como as brincadeiras e jogos que acontecem.
Este projeto tem o apoio dos formandos do Ensino Fundamental e Médio, que organizam campeonatos esportivos entre as turmas no ginásio de esportes, contando com amplo incentivo dos alunos torcedores que assistem as partidas.



• Projeto Páscoa na Praça

Os alunos da E.E. Básica Silva Jardim, caracterizados de coelhos, surpreenderam mais um ano a pacata cidade de Alfredo Wagner, na semana que antecedeu a Páscoa/2007, colocando em prática um projeto: “Páscoa na Praça” envolvendo toda a comunidade, por meio de trabalhos escolares e recreativos. O Projeto tem culminância no “Dia da Páscoa na Praça”, que efetiva-se na rua e praça em frente a escola, onde brincam, aprendem e fazem como:

- Hora do conto;
- Fábrica de colorir;
- Fábrica de colorir símbolos da Páscoa;
- Fábrica da fraternidade;
- Fábrica da massinha de modelar;
- Fábrica de música;
- Fábrica de maquiagem e muitas outras brincadeiras como Cabo de Guerra, Dança da Cadeira, Acerte o Coelho e dança;

Fizemos a diferença também levando a garotada (os coelhinhos) para o comércio, hospital, creches, APAE, Escola Municipal Passo da Limeira e casas da vizinhança.
Muitas pessoas paravam para ver os alunos fantasiados de coelhinhos distribuindo balas e mensagens de amor, paz união e solidariedade.

Alfredo Wagner – SC
05/04/2007