E.E.B. SILVA JARDIM

Menu

Links

Icq Status

Em Foco


A Escola de Educação Básica Silva Jardim, após grande festa da Páscoa, motivou seus alunos ao questionamento sobre a situação dos povos indígenas no Brasil. As turmas das sextas séries aprofundaram os estudos de História do Brasil, discutindo sobre a mistura de raças que originou o povo brasileiro. Ao estudar sobre o Período Colonial, estudaram sobre os povos indígenas no Brasil e no Alto Vale do Itajaí, culminando as discussões com visita ao Museu de Arqueologia de Alfredo Wagner, na localidade de Lomba Alta, onde estão expostos, objetos indígenas, ossadas, curiosidades, como também fósseis de sítios arqueológicos encontrados em todo o município. Integrando conteúdos, alunos da quinta-série, também visitaram o local, pois a abordagem em sala de aula é sobre o Trabalho do “Arqueólogo, Geólogo e Paleontólogo”, enfatizando a importância destas Ciências para a compreensão do passado e presente da humanidade.

A SEMANA DAS MÃES no Silva Jardim marcou o mês de maio. Atividades e encontros com as mães durante a semana que antecedeu ao Dia das Mães, envolveram não só a escola, mas também a comunidade.
*O primeiro dia ofereceu “Cinema para as Mães” no auditório da escola.
*O segundo dia foi marcado pela bela Homenagem da Escola às mamães que, orgulhosas, assistiram seus filhos homenageá-las. As professoras das Séries Iniciais prepararam os números artísticos com as crianças e os alunos do Ensino Médio (2ª.03 e 3ª.02) apresentaram-se com o apoio dos professores Arnaldo e Djanira). Durante a homenagem, o tradicional “Quentão com Pinhão” aqueceu a noite, receita com toque da Prof. Mila (sem álcool). Com a colaboração dos funcionários e demais professores a festa foi muito animada e com ótima participação das mães.
*O “Encontro com a professora Edna” ocorreu no terceiro dia de homenagens. A professora organizou dinâmicas com as mães, propondo uma noite descontraída para falar “coisas de mães”.
*A “Beleza da Mulher”, serviço comunitário bastante tradicional marcou o último dia das atividades e este ano teve apoio do Centro de Beleza Poente, da Sra. Adelina Seemann Jordão, a quem a escola agradece tão honroso apoio.
Agradecendo a participação das mães e organizadores, a direção escolar encerrou as festividades com um agradável “Café para as Mães”, prometendo inovações para o próximo ano.

A DIREÇÃO informa o resultado da segunda contribuição para a APP do Silva Jardim(abril/2007): R$ 897,00 utilizados para a compra de um DVD, para a aquisição de papel ofício e cinco luminárias de emergência para as salas do período noturno e para o pagamento da prestação de um bebedouro. Agradecendo a valorização da iniciativa da comunidade, a escola espera melhorar ainda mais a qualidade do processo de aprendizagem e convivência escolar.

Escola se prepara para a FESTA JUNINA: APP, professores, funcionários e alunos, unem forças para mais um evento escolar. Este ano, a festa será realizada no dia 30 de junho, nas dependências da Matriz (Igreja Católica) Senhor Bom Jesus, Centro de Alfredo Wagner. Muita animação está prometida nas festividades que agitam alunos, pais e professores, envolvendo a participação nas brincadeiras, danças típicas, casamento caipira, como também a “comilança” característica desta festa. Pescaria, doces, muita dança, pinhão e quentão, jantar e muita animação estão garantidos. Novamente, a escola conta com amplo apoio da comunidade.

2º. PROFESSOR DE SALA já é uma realidade na EEBSJ: diante das necessidades levantadas em estudo de contexto, o Governo do Estado de Santa Catarina, possibilitou a contratação de duas professoras para auxiliar crianças com necessidades especiais de aprendizagem nas salas que estudam. As professoras Magda e Diane estão trabalhando no turno matutino e trabalham em parceria com o(s) professores titulares das disciplinas e/ou séries.

JESC: Professores de Educação Física estão treinando as equipes de voleibol e futebol de salão para o JESC – Jogos Escolares de Santa Catarina. A preparação acontece na escola, onde os professores Euclides e Luiz Carlos, objetivam resultados positivos e destacam o empenho dos alunos. Os jogos acontecem em Ituporanga, de 11 à 15 de junho de 2007.